segunda-feira, agosto 28, 2006

CRIATIVIDADE E ÓCIO ( by Rê Michelotti)

É, inevitavelmente a criatividade e o ócio andam de mãos dadas, e um isso é um fato! Quando temos tempo livre, divagamos nas mais diferentes áreas que nossa mente pode chegar, ou seja, através dela podemos ir onde quisermos... e vamos!
Gosto de escrever sobre meus sentimentos, em especial quando estou atravessando momentos conflitantes, como agora, neste momento. E aí, sinto saudade do tempo em que eu tinha tempo... e ficava a sonhar com algo concreto a fazer. A conclusão que chego mais uma vez, é que nós humanos estamos sempre insatisfeitos com tudo. Se o tempo nos sobra, não gostamos... se nos faz falta, também não.
Nas minhas buscas por algo concreto a fazer, eu sem perceber estava fazendo algo muito importante: Pensando! Pensar, e refletir sobre os nossos pensamentos nos faz crescer...e se formos suficientemente curiosos, aprenderemos muito, e nossa evolução será o resultado final.
Nos momentos em que teoricamente eu estava mais ociosa, foram os momentos em que minha criatividade mais aflorou... o ócio me permitiu experienciar coisas novas, logo, ele me foi criativo! Aprendi a dançar, arrisquei até mesmo a cantar... conheci as artes cênicas... as artes plásticas... encontrei pessoas de valor inigualável, pelo seu conhecimento intelectual, cultural ou pela simples presença amiga. O ócio é maravilhoso, sem ele não teríamos a chance de provar coisas tão fascinantes!!!
Obrigada ócio... Estou sentindo sua falta!

Um comentário:

  1. Querida Gaia...mais uma vez estou aqui fazendo um comentario. Bem, qual é o oposto de ócio? O negócio. Ou seja, a negação do ocio. Em nossa sociedade vivemos sempre em função do negócio, tudo virou negociação. Se a tese de que a criatividade está amplamente ligada ao ocio é aceita amplamente então cada vez viveremos no mundo da repetição, da não-criação, de um mundo técnico, castrador.Negamos nosso ocio, em nome do trabalho.Vivemos sem o prazer...sem o gozo. Como sair disso? Como transgredir?

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para deixar seu comentário, sua participação é sempre muito bem vinda ;)