segunda-feira, agosto 27, 2007

UM BRINDE AO SUCESSO (by Rê Michelotti)


Algumas vezes passamos horas pensando em uma forma de presentear alguém, sem nos darmos conta, de que são os gestos mais simples que contém os maiores presentes ou homenagens que podemos oferecer a alguém.

Hoje recebi um lindo presente por e-mail - sim, através do correio eletrônico é possível recebermos presentes muito especiais, mas sei que nem sempre temos o tempo ou a paciência de ler e refletir sobre o que recebemos, como realmente deveríamos. Talvez as mensagens em massa façam com que não demos tanta importância, mas comecemos por analisar ao menos o que vem endereçado espeficificamente para nós. Certamente teremos lindas surpresas!

Abaixo, segue o pensamento de Ralph Waldo Emerson, o qual transcreverei aqui, por um motivo especial, a pessoa que me presenteou com ele - meu melhor amigo, disse-me ter enviado porque lembrou de mim assim que leu. Senti-me lisonjeada por este delicado pensamento ter feito alguém lembrar de mim.

"Rir muito e com freqüência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isto é ter sucesso".

Todos nós de uma forma ou de outra, buscamos ter SUCESSO... mas será que sabemos o que isso realmente significa? Outro dia me questionava sobre a relatividade das coisas... tudo na vida é relativo? Então, acabei por chegar a conclusão de que, embora muitas coisas realmente sejam... muitas outras não são!!!

Espancar uma criança, por exemplo, não abre espaço para a "relatividade". Abre apenas espaço para a injustiça, pois nada pode justificar tal ato. E quanto ao sucesso, ele pode ser relativo? Acredito que sim, pois tudo depende do que cada um busca e acredita ser o tão desejado SUCESSO. No entanto, cabe aqui ressaltar que embora este seja relativo a cada indivíduo e suas vivências pessoais... existe ainda aqueles que nunca se questionaram a respeito... e apenas vivem a repetir e buscar o que a maioria das pessoas estabeleceu como sendo uma pessoa de sucesso.

Se perguntarmos a uma dezena de pessoas o que é ter sucesso, provavelmente ouviremos:
Ter sucesso é ser famoso, ganhar muito dinheiro, ser um grande empresário.
Ter sucesso é ser artista, ter carro do ano, casa na praia, viajar pelo mundo.
Ter sucesso, é ser reconhecido por nossas conquistas profissionais e pessoais.
Estas são algumas formas de se ter sucesso, mas será que são as únicas?

Embora estas sejam indiscutivelmente as formas de sucesso mais disseminadas pelos meio de comunicação, as que geralmente a mídia nos vende de maneira fácil e as compramos sem nos questionarmos muito de sua veracidade ou não, acredito sim, que existem muitas outras formas de sucesso.

Se perguntarmos a outra dezena de pessoas, o que é para elas ter sucesso se descontarem todos os atos ou fatos que levem a conquista de bens materiais e status social... inúmeras outras coisas terão o sentido e o valor de se ter realmente sucesso.

Ter sucesso...
É excercer uma função que me dá mais do que dinheiro, me dá prazer!
É dividir com os outros o conhecimento e o entusiamos por aprender sempre mais!
É seguir o conselho da Madre Tereza de Calcutá, que é jamais deixar que alguém saia de nossa presença sem que esta pessoa esteja melhor do que quando chegou até nós.
É saber o que quero, e ter segurança disso independentemente do que os outros querem de mim!
É saber onde vou e porque vou, independentemente do lugar para onde todos os outros caminham!
É ser eu mesma, sem pensar no que os outros esperam que eu seja!

Ter sucesso...
É cuidar de um jardim, e saber que cada flor irá florir - cada qual no seu devido momento!
É plantar uma semente, cuidar com carinho, sabendo que um dia ela trará frutos!
É dar sempre o melhor de mim, sem interessar a quem ou o que eu esteja fazendo!
É ter um filho e poder educá-lo de maneira que ele seja uma pessoa do bem!
É ter amigos, de preferência muitos, pois quem tem amigos, nunca fica só!
É amar uma pessoa por anos a fio... e não esquecer de um dia para o outro tudo que viveram de bom, por uma simples discussão.

Ter sucesso, mais do que qualquer coisa, é saber que na vida tudo vale a pena, que tudo é experiência, e o simples fato de estarmos vivos já é um grande presente! Siga seu coração, busque o sucesso que te faz grande, que te faz alguém melhor, não pelo que você acumulará de riquezas - não pelo TER, mas por tudo que você acumulará no seu SER.
Como disse Emerson... "saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isto é ter SUCESSO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para deixar seu comentário, sua participação é sempre muito bem vinda ;)