sábado, fevereiro 05, 2011

Críticas... (by Rê Michelotti)

Imagem disponível em: www.frasesespiritas.blogspot.com

Mais importante do que saber ler e escrever, é saber interpretar o que se lê. Porém mais importante ainda, é termos dissernimento e bom senso para nos vermos como participantes disto ou daquilo que lemos. Os os personagens de uma história, de uma notícia, crônica, conto ou mesmo de um filme, podem ter inúmeras mensagens que nos servem ou caem como uma luva... Seja para um determinado comportamento, seja para um determinado ato ou falta de atitude. Podemos nos ver muitas vezes representados em outros personagens que em princípio nada tem a ver conosco. Mas é preciso querer nos ver nesses personagens, caso contrário, todo meu esforço de interpretação seria de pouca valia, já o primeiro a ser transformado com o conhecimento deve ser aquele que o encontra e interpretra através deste ou daquele personagem.

Se tudo que leio, vejo e reflito so me servem para basear meu conhecimento para criticar posteriormente ou ver os defeitos dos outros, este conhecimento ainda não esta cumprindo o papel máximo que deveria na vida de quem se considera tão apto a se entender e entender o mundo a sua volta por meio de leiutras infindáveis de diferentes temas. Aquele que busca o conhecimento precisa se integrar aos seus ''achados'', precisa praticar a psicologia de auto-ajuda que tanto prega aos demais. É tão fácil observar o defeito alheio não é mesmo?!
Ouço muitos conselhos repetidos, e em outras vezes, os dou também a quem penso ser necessário ou útil. Mas tento ter o cuidado de não minimizar ou diminuir a interpretação do outro do mundo em que vive. Um dia alguém já disse, que cada um sabe a dor e a beleza de se ser o que se é...
Várias pessoas precisam melhorar nisso ou naquilo... Mas jamais podemos esquecer de sermos um pouco auto-criticos e também percebermos que não somos seres assim tão acima da média para querer ficar dando lição de moral no colega do lado. Passemos a nos ver um pouco menos perfeito, a nos ver como alguém que também tem problemas e cria problemas para outros muitas vezes. Vamos tirar essa falsa imagem que só os outros nos fazem mal e nós cheios de boas intenções só fazemos o bem. Todo mundo tem seu lado bom e seu lado mal... Depende de quando, como e com quem os utilizamos... Seja um ser crítico, isso não ruim... No entanto, comece as críticas por você... Pense nisso!

Um comentário:

  1. Olá queridíssima !!!

    Excelente reflexão, acredito que antes de dar lição de moral por aí, devemos olhar o nosso "rabo", digamos assim.
    Mas infelizmente algumas pessoas só funcionam no tranco e um puxão de orelha às vezes cai bem, assim como são bem vindos nas minhas próprias orelhas.
    Eu tenho total noção dos meus defeitos e das minhas qualidades e por isso geralmente procuro compartilhar e até mesmo desabafar sobre estes assuntos, mas tudo baseado no meu conhecimento e experiência, afinal, cada um sabe onde dói seu calo, não é mesmo. Ninguém é dono da total verdade.
    Mas sei que existem pessoas que olham para si com óculos cor de rosa e para os outros com areia nos olhos, e não sabe auxiliar sem ser ferino ou sem usar o desprezo, aí realmente não é válido para ninguém.
    Este cuidado com a visão de si próprio é muito importante para tudo nesta vida :)
    Adorei !
    Um beijão !

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para deixar seu comentário, sua participação é sempre muito bem vinda ;)