quarta-feira, maio 18, 2011

Coisas de MSN... (by Rê Michelotti)

Ilustrtação de Lô Michelotti - Maio 2011

Existe coisa mais irritante do que você estar conversando com alguém seja no msn, skype, google talk ou qualquer outro meio vitual e a pessoa ficar te cobrando a cada minuto coisas do tipo: Porque você esta demorando para me responder?! Você esta falando com mais alguém além de mim?! O que você esta fazendo agora?! Pior do que isso, pensa naquela pessoa que não satisfeita com as mil perguntas, ainda fica mandando mil e um emotion para chamar sua atenção - inclusive aquela que faz a tela tremer na sua frente... Eu tremo junto: de raiva!

Outra coisa que acaba me estressando um pouco é a mania de algumas pessoas, de achar que o fato de termos uma webcam, estamos obrigatoriamente condenados a abrí-la a qualquer momento ou para qualquer pessoa. Há de se ter um pouco de noção quanto a isso... Há quem goste de uma conversa com web e há quem não goste. Eu particularmente não gosto e basicamente a uso com algumas poucas pessoas da família por morarem longe. Tenho total direito de abrir apenas para quem eu quero, sem ter que ficar me explicando porque sim ou porque não.

Os meios virtuais são excelentes meios de comunicação, mas assim como na conversação ao vivo, na virtual devemos preservar algumas boas maneiras. Precisamos respeitar aquele que esta conversando com a gente. Comentar nossas coisas e interesses, mas lembrar de escutar (ler) o outro lado também. Porque não basta que se pergunte coisas como: E você, como está?! O que tem feito?! E antes que a outro lado termine de responder já engrene numa nova pergunta ou novo comentário sobre algo totalmente nada a ver com o que estava sendo discorrido pela pessoas que gentilmente respondia a sua pergunta. Daí não dá! Para se dizer "diálogo", é preciso que duas pessoas estejam interagindo de forma no mínimo equilibrada. Fala-se, mas também se dá a oportunidade do outro se expressar e claro, de ser ouvido. Caso contrário, estaríamos apenas falando de um "monólogo virtual".

Ao vivo percebo que as pessoas se esforçam mais em serem educadas. Nos meios virtuais, escondidas atrás de um monitor, todos são o que realmente são e não se esforçam muito para ser amigáveis ou gentis de modo geral. Elas não estão cara a cara... Como se isso lhes desse o direito a ser muitas vezes mal educada.

Sou usuária desses meios de comunicação e os aprecio muito quando utilizo com quem também sabe usar bem essa ferramenta tão legal que facilita a comunicação mesmo para quem está literalmente do outro lado do mundo. Porém, tenho estado menos interativa ultimamente... porque ando necessariamente um tanto sem paciência com algumas coisas, entre eles, esse tipo de comportamento tão egoísta de comunicação, onde só se deseja falar e falar... Ser ouvido sempre e sem demora. No entanto, quando o contrário lhe exigido...Ah, daí vem aquele papinho: Desculpe, volto depois! Ou só um minuto! E quando volta, já engrena um outro assunto de seu interesse.

Se eu entro no msn de forma ''online'' é porque estou online e disponível para conversar. Caso contrário, vou mudar meu estatus e falar com quem me chamar apenas na hora que for possível.

Enfim, se conversar ao vivo, onde acredito a maioria ao menos tenta ser um tanto mais civilizado já é difícil, imagina virtualmente... As vezes se torna algo bem massante e inviável mesmo. Mas o tempo é o melhor dos remédios para quase tudo, e com isso não é diferente... Vamos aprendendo a dar mais atenção aqueles que sabem conversar equilibradamente e menos aos que se mantém no modo ''egoista'' de ser na maior parte das vezes! Para tudo há de se ter paciência, para conversar no msn também. E eu, ando sem!

2 comentários:

  1. Olá queridíssima !!

    Adorei seu texto !!
    E realmente a falta de educação parece que impera nos meios virtuais ! No caso do Msn, fui obrigada a fazer uma limpa geral e ainda assim, nunca fico On Line, muito raramente, assim eu chamo quem eu quiser e não sou incomodada, porque definitivamente eu tentei sem êxito interagir com as pessoas de maneira saudável e agradável, mas não deu...
    E aconselho cuidado com os curiosos do tipo : porque está demorando ? o que está fazendo ? porque não me deu retorno ? - Pois quando tive uma experiência assim, ela se transformou em perseguição.. (cyberstalker) e foi um inferno.
    Fora isso, é claro que existem também os mau educados e desocupados que não querem nem saber se você está ocupado ou conversando com outra pessoa... O caso da Cam, é clássico, além de querer ficar vendo você digitar... tem aqueles que querem ficar mostrando a casa, a roupa, etc, e nem querem saber se é do seu agrado...
    Infelizmente também ando sem paciência pra isso e o jeito é ficar Invisível mesmo !! rsrs
    Seu texto é um ótimo alerta para que as pessoas se conscientizem sobre a etiqueta no mundo virtual !

    Um beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! Compartilho o msm sentimento!!!
    *)
    Parabénss,por esternar maravilhosamente bem!
    Abçsss

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para deixar seu comentário, sua participação é sempre muito bem vinda ;)