terça-feira, abril 24, 2012

Sem Retoques (by Rê Michelotti)

Imagem: arquivo pessoal by Rê Michelotti - 2012

Nunca se ouviu falar tanto em corpo. Nunca se viu tanta exploração do corpo. E essa superexposição tem suas delicias e suas dores.
 
A vaidade é importante, pois quando nos gostamos e nos cuidamos, as chances de bater uma depressão, em geral, são proporcionais ao tanto que nos cuidamos ou deixamos de nos cuidar. E aí não entra apenas o corpo físico, mas o cuidado em especial com nossa saúde mental. Afinal, já disse o filósofo, mente saudável, corpo saudável! Ambas deveriam andar juntas.

Acredito sinceramente que devemos cuidar sim de nosso corpo e de nossa mente, para nos mantermos equilibrados e saudáveis. Isso é muito importante. Falo por experiência própria: quanto mais estou de bem comigo mesma, com meu corpo equilibrado e com minha mente tranquila e em paz... Mais e melhor as coisas fluem como um todo. Se estamos bem, lidamos melhor com os dissabores da vida cotidiana, dos quais não temos como fugir. Sentimo-nos mais seguros e, consequentemente, resolvemos melhor as coisas, sem tantos dramas.

Até aí, tudo bem... Mas me incomoda muito ver algumas pessoas sofrendo por ilusões de um corpo [no sentido físico apenas] perfeito. Incomoda-me mesmo! Desculpe, mas se eu tenho mais de 30 anos, não posso desejar ter um corpo de 20, isso é irreal! Precisamos ver as coisas com um pouco mais de olhar crítico e menos ilusório, com bemmmm menos Photoshop.

O sofrimento atual de homens e mulheres está baseado no fato de que são incapazes de ter esse ou aquele corpo milimetricamente trabalhado. É bonito de se ver? Com certeza é! Agora eu te pergunto: Estaria você disposto a abrir mão de todos os maus hábitos, só comer o que é saudável e malhar muitoooooooooooo?! Difícil não é?! Então... Não há milagres! E além de choramingar e sofrer pelo corpo que você não tem, antes de mais nada, deve parar de alimentar ilusões. Cada um sabe seu limite ou até onde vai sua vaidade para ter este ou aquele corpo. Continuar se deprimindo por isso não vai resolver nada.

Mas aí chego onde mais desejo... Pare de se comparar com pessoas de mentira! Pare de achar que todo mundo é perfeito, menos você. 99,99% das revistas trazem apenas modelos lindas e maravilhosas graças a uma única ferramenta: Você já ouviu falar em Photoshop? Então... Se você souber usá-lo em todas as suas fotos, você pode ficar quase igual à capa da revista mais saradona e gostosa que você tanto admira. Mas entenda... Mesmo as pessoas que batalham por um bom corpo, saudável, definido e tudo mais, também não são tão perfeitas quanto seus olhos enxergam!

Se parássemos por um momento de nos comparar tanto com fotos trabalhadas no Photoshop e passássemos a nos comparar com pessoas de fato, pessoas iguais a nós... Muito de tanto sofrimento seria posto de lado. Nosso corpo nasce jovem, amadurece e naturalmente envelhece, isso é fato. Não estou aqui decretando que não importa, que vamos envelhecer de qualquer jeito, que nada adianta... Não é isso! Estou aqui apenas refletindo com você o quanto precisamos evoluir ainda para aceitar nossas tantas imperfeições e viver a vida de fato como ela deve ser vivida... Em todas as suas fases terão coisas boas e não tão boas. Envelhecer com saúde e bem estar é o que deveríamos desejar. Mas não, queremos o inalcançável e o que nem mesmo desejando nos dispomos a correr atrás. Mantemo-nos daí no sofrer pelo que não temos apenas.

Eu gosto muito de fotografia e por essa razão navego frequentemente por sites e blogs de fotógrafos, sejam amadores ou profissionais. Observo para aprender, mas especialmente para ver coisas bonitas! Alguns fotógrafos tem uma sensibilidade extrema e conseguem ver coisas belíssimas onde eu e você jamais conseguiríamos. Tudo é questão de um jeito diferente de olhar. Um jeito único de ver entre nossas imperfeições tantas coisas interessantes que todos nós temos. Falo agora em especial de um site com fotos de mulheres nuas. Mulheres “nomais” que tem nos seu corpo a marca do tempo, de seus hábitos, de sua genética e da sua naturalidade. Um site interessante para começarmos a nos observarmos com um olhar menos crítico e com mais aceitação de quem nós somos de verdade.
 
Quando você observa algumas fotos de mulheres nuas tão naturais... Num primeiro momento nossos olhos, acostumados a tudo corrigido minimamente no Photoshop, diz: “nossa, não gostei... são feias”. Eu mesmo tive esse impulso num primeiro momento. Estamos tão acostumados a só ver expostos corpos perfeitos, que é normal que achemos feio um corpo fotografado de forma simples, com o mínimo de maquiagem e retoques. Mas, à medida que vamos observando melhor, conseguimos ver que cada pessoa tem traços de beleza, assim como temos traços de personalidade: umas tem mais carisma, outras são mais introvetidas, outras extrovertidas... e assim por diante. E com o corpo não é diferente. Algumas mulheres são mais bonitas, outras menos... Mas todas tem em seus corpos alguma beleza sutil, que atrai o olhar para esta ou aquela parte de seu corpo.

Convido você a visitar o site do “O Projeto Nu” em http://thenuproject.com/, que tem foco nos sujeitos e suas personalidades, espaços, inseguranças e manias, como tema central de suas imagens. Lá você vai encontrar muitas outras mulheres. Gente como a gente e, como o próprio site escreve em letras grandes na página inicial: “You are beautiful”, ou seja, "Você é linda!". E digo mais, você é linda(o) mesmo!!

O site é de nu feminino, onde podemos ver e pensar no corpo feminino não com aquela obrigação de ter que ver apenas o perfeito... Mas o real, o natural e, ainda assim, poder ver a beleza de muitos detalhes e sutilezas femininas!

O site tem fotos de mulheres de muitos lugares e tem projeto de vir fotografar no Brasil novamente. Vendo lá a beleza feminina de tantos lugares diferentes, é possível perceber o quanto a mulher brasileira, em especial, tem uma beleza natural e intensa, sem precisar de retoques adicionais.

E para os homens, que hoje também se preocupam demais com sua imagem e seus corpos, acho legal que isso também seja um cuidado de vocês... Mas veja bem, um “cuidado” e não uma preocupação excessiva. É muito bom estar com alguém que se cuida, que se gosta, mas sem precisar fugir de sua naturalidade pra isso! Homens lindos também são criados em Photoshop... Eu prefiro os que são apenas cuidados, naturalmente homens, belos na sua essência de ser!

Um comentário:

Sinta-se a vontade para deixar seu comentário, sua participação é sempre muito bem vinda ;)